Última edição do semestre: Laborarthe recebe a banda Full Reggae e conta com caricaturas ao vivo de Joaquim Monteiro

No domingo, 11, a partir das 16h, acontece a última edição deste semestre do projeto cultural Laborarthe. O evento conta como atração musical a banda Full Reggae e com caricaturas ao vivo do arte-educador e cartunista Joaquim Monteiro.

Desde o início da pandemia por COVID-19, o projeto acontece em formato de lives, seguindo os protocolos sanitários orientados pelas organizações de saúde. Esta edição não será diferente, o Laborarthe será transmitido ao vivo através da página no Facebook e canal no Youtube, ambos do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM).

Formada em 2001, a banda Full Reggae tem como proposta de resgatar o reggae roots jamaicano, inserindo um contexto poético, político, social e ecológico, conseguindo assim um som ímpar. Em 2002 fizeram a demo “Deixe keto” que de imediato é sucesso com as músicas “Toda palavra” e a “Deixe keto” tocando em todas as rádios da cidade de Teresina (PI) e no interior. Fruto do trabalho e talento da banda, grandes festivais foram surgindo como: Tribos Rock no litoral piauiense, onde abriram para Tribo de Jah, participaram de todas as edições do Piauí Pop, Teresina é Pop e Lual Roots. Também participaram do Loucos por Festa, onde abriram o show para Natiruts. Além de participação no projeto Rock Cordel via BNB, pela cidade de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE), Sousa (PB) e dos festivais Tendense Rock (Palmas-TO), Tributo a Bob Marley em Belém (PA).

Em agosto 2006, Flemed´s (vocalista da banda) foi convidado por Armandinho a cantar a música “Wainting in Vain” do Bob Marley, na prévia do Piauí Pop. Já abriram shows para diversas bandas e artistas, como: Don Carlos e Clinton Fearon, Mato Seco, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Cidade Negra e Eek-A-Mouse. Acompanharam também os artistas: Carlton Livingston, Mykal Rose, The Mighty Diamonds e Cedric Myton.

Formada por Flemed´s (vocal, guitarra e sax), Edilson de Sousa (teclados) e Iago Dayvison (bateria), a banda teve o seu primeiro álbum bem recebido pela crítica. Com isso, conseguiram contrato de distribuição digital pela Sony Music via Itunes. Realizaram o lançamento do CD em novembro de 2011 intitulado de “Natureza”, no qual teve total apoio do projeto de incentivo cultural do Estado do Piauí – SIEC. A banda tem como referência nomes, como: Bob Marley, Israel Vibration, Jacob Miller, Toots, e outros nomes que consagraram o reggae mundialmente.

Além da atração musical, o Laborarthe conta com a presença do arte-educador, cartunista, designer e professor de Artes das redes estadual e municipal de ensino, Joaquim Monteiro. O artista também representa a categoria como membro da Direção Colegiada do SINDSERM Teresina na Coordenação de Comunicação e Imprensa.

Joaquim é graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem pós-graduação em História da Arte e da Arquitetura. Participou do corpo de jurados do Salão de Humor da MedPlan em 2019. Jurado do Piauí Cartoon em 2019 e já participou de diversos salões de humor, exposições coletivas no Piauí e outros estados. Publicou os livros de cartum “Dê Gaitadas a Folote com o Piauiês” (2011) e “Dê Gaitadas a Folote com o Piauiês II – A Peleja” (2015).

O projeto é realizado desde 2017 pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do SINDSERM Teresina e tem como intuito valorizar diferentes manifestações artísticas no âmbito cultural local e regional. Além disso, promove debates e discussões acerca de assuntos do funcionalismo municipal.