LaborArthe especial Novembro Negro acontece nesta sexta-feira (24/11)

Na sexta-feira, 24 de novembro, acontecerá mais uma edição do projeto cultural Laborarthe. Será o especial Novembro Negro. O evento terá início às 19h no espaço em frente à sede do SINDSERM Teresina, na rua Quintino Bocaiúva, 446, centro norte. Como atrações: Reação do Gueto, Preto Kedé, FullReggae, Batalha de Slam e MCs, pintura facial e espaço infantil. A entrada é gratuita.

Os poetas Psico Afrodite (Têmis Oliveira) e Panda MC, têm atuação de destaque na cena local envolvendo a exaltação da poesia slam, performance, exposições e toda a agitação que celebra as raízes negras e periféricas da nossa cultura. Eles irão conduzir o momento da batalha de slam com MCs (mestres de cerimônia) que prometem envolver toda a plateia presente na apresentação.

Preto Kedé vem conquistando o público de Teresina como rapper que nasceu e vive na Vila São José, zona Sul da capital. Sua voz representa toda uma comunidade contra o preconceito e exalta, com sua música, a autoestima de todos que passam por situações complexas como ele. Preto kedé é um artista cheio de atitude e busca por inovação. Sempre misturando seu som a diversas influências, transita entre os vários caminhos que a música propõe cheio de vibe e ideias contundentes num estilo diferenciado chamado RaPreggae uma mistura de Reggae com Rap. Preto Kedé tem uma mini produtora chamada “Brooklyn Filmes”, especializada e focada em produzir vídeos e clipes musicais.

O grupo de rap Reação do Gueto surgiu em meados de 2009, na zona norte Teresina, bairro Santa Maria da Codipi. Eles produzem músicas que relatam o seu cotidiano e sua forma de ver e sentir a realidade. Nego Doka e Lucas já reuniram suas ideias e talento em quatro álbuns: “A ideia que rola” (2011), “Nordestinamente” (2016), “Mova-se” (2019) e “Magma” (2020). O grupo organiza e participa de diversos festivais e eventos.

Formada por Flemed’s (vocal, guitarra, sax), Edilson de Sousa (teclados), Iago Dayvison (bateria), Neném (baixo), a FullReggae vem com uma proposta de resgatar o reggae roots jamaicano, inserindo um contexto poético, político, social e ecológico conseguindo, assim, um som ímpar. Em agosto de 2006, Flemed´s foi convidado por Armandinho a fazer a música “wainting in vain” (Bob Marley), na prévia do Piauí Pop. Em 2008 abriram o show para os lendários jamaicanos Don Carlos e Clinton Fearon (ex- guitarrista da banda The Gladiators) no festival Positive Vibration. No festival Teresina Reggae Roots (2009) abriram o show para banda nacional Mato Seco. Tocaram ainda na abertura dos shows do Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Cidade Negra e Eek a Mouse. E ainda acompanharam os artistas Carlton Livingston, Mykal Rose, The mighty Diamonds e Cedric Myton. O primeiro álbum da banda Fullreggae foi muito bem recebido pela crítica, e com isso conseguiram contrato de distribuição digital pela Sony Music via Itunes. O lançamento do cd da banda foi feito em novembro de 2011 intitulado Natureza, no qual teve total apoio do projeto de incentivo cultural do Estado do Piaui – SIEC.

O projeto cultural Laborarthe do SINDSERM Teresina envolve eventos multiculturais e de Cine Debate. O Laborarthe é realizado desde 2017, através da Coordenação de Integração Sociocultural, com objetivo de proporcionar para servidoras(es) públicas(os) municipais e população em geral diferentes manifestações, expressões culturais e artísticas. O Laborarthe acontece mensalmente e faz parte da agenda cultural da capital piauiense.

Além do evento noturno com música, dança e outras performances artísticas, acontecem também sessões de Cine Debate com filmes que provocam reflexões sobre temáticas sociais. A programação é divulgada nas mídias oficiais do Sindicato. Nestas sessões, organizadas em parcerias com as coordenações do SINDSERM Teresina, o público é convidado à apreciação da sétima arte e a conversar sobre as produções com o intuito de pensar como a arte e a realidade se conectam politicamente.