“Orgulho de Ser! Lutar Para Viver!”: edição especial celebra luta LGBTQIAPN+ no projeto cultural Laborarthe nessa sexta-feira (30)

Com o tema “Orgulho de Ser! Lutar Para Viver!”, a edição especial que celebra a luta LGBTQIAPN+ no projeto cultural Laborarthe acontece nessa sexta-feira (30). O evento terá início às 19h no espaço em frente à sede do SINDSERM Teresina, na rua Quintino Bocaiúva, 446, centro norte.

O projeto cultural Laborarthe do SINDSERM Teresina envolve eventos multiculturais e de Cine Debate. O Laborarthe é realizado desde 2017, através da Coordenação de Integração Sociocultural, com objetivo de proporcionar para servidoras(es) públicas(os) municipais e população em geral diferentes manifestações, expressões culturais e artísticas. O Laborarthe acontece mensalmente e faz parte da agenda cultural da capital piauiense.

Além do evento noturno com música, dança e outras performances artísticas, acontecem também sessões de Cine Debate com filmes que provocam reflexões sobre temáticas sociais. A programação é divulgada nas mídias oficiais do Sindicato. Nestas sessões, organizadas em parcerias com as coordenações do SINDSERM Teresina, o público é convidado à apreciação da sétima arte e a conversar sobre as produções com o intuito de pensar como a arte e a realidade se conectam politicamente.

ATRAÇÕES DO LABORARTHE ESPECIAL “ORGULHO DE SER! LUTAR PARA VIVER!”

Nossa Mestre de Cerimônia da noite será Stela Simpson. Performer, artista, apresentadora e cheia de talentos. Stela iniciou a carreira entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990 e já apresentou trabalhos de inúmeras artistas do universo Drag muito famosas no Piauí e em outros estados como em São Paulo. Como exemplo, foi convidada para apresentar a artista Pabllo Vittar em um show na cidade de Teresina.

Durante o evento, teremos o trabalho da artista visual, cartunista e ilustradora Lúcia Gonçalves. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), já participou de exposições artísticas, desenvolveu trabalhos gráficos na UFPI, na Casa da Cultura de Teresina, Salão do Livro do Piauí, dentre outros. Atualmente tem desenvolvido trabalho de ilustração e histórias em quadrinhos como freelancer.

A maquiagem artística para o rosto nessa edição é com o trabalho de Francielly. Atua há 10 anos na área, formada em maquiagem profissional desde 2012. Atuou em salões de beleza e ganhou experiência para instrução de cursos particulares e em órgãos públicos como na Fundação Wall Ferraz. Já atuou em curso técnico de maquiagem artística onde abordou maquiagem para teatro, pintura facial, pintura cênica e para TV, maquiagem especializada para noivas e técnica em pele blindada.

A DJ Bruns vai agitar a noite com o melhor repertório para a celebração cultural. Ela é formada no curso de Licenciatura em História, é Influenciadora Digital e Drag Queen.

Apresentando sua performance artística, Rhica Fulks tem 15 anos de carreira. A sua trajetória começou em 2008, sem ajuda e ainda colaborando com a montagem de 10 pessoas pela diversão e alegria. Algumas não continuaram, mas outras seguem fazendo performances ou assumiram também a transgeneridade com orgulho de ser. Atualmente é cabeleireiro e maquiador e ganhou os seguintes prêmios: Top Drag Teresina 2014; Rainha do Bate Cabelo Place Of Stars 2015; Top Drag Norte e Nordeste 2015; Vencedora da Hora do Gongo em São Paulo na Boate Danger. O amor pela arte drag é levado como arte e dedicação.

A atração musical da noite será com Bia Magalhães. Nascida em Teresina, é cantora, compositora, atriz e produtora artística. Tem mais de 10 anos de carreira musical, lançou 2 EPs, 2 discos com a Banda Bia e os Becks, da qual faz parte. Bia já gravou com Validuaté, Batuque Elétrico e Mateo do grupo Francisco El Hombre. Bia se prepara para o lançamento de seu projeto individual. Como atriz, já atuou em diversas peças de teatro, sempre atrelada à música.

E MAIS

No evento, haverá distribuição de ingressos, por ordem de chegada, para o espetáculo “Raimunda Pinto, sim Senhor!”. O espetáculo ícone do teatro piauiense, idealizado pelo Grupo Harém de Teatro, é sucesso há 30 anos.