Mulheres | Agosto Lilás: contra as violências e em defesa de políticas públicas e direitos das trabalhadoras

O Setorial de Mulheres do Coletivo de Gênero e Classe do SINDSERM Teresina realizou mais uma atividade que integra as ações da Greve da Educação Municipal. Com tema: lutar em defesa de políticas públicas e direitos contra o feminicídio, o debate teve facilitação de Letícia Kethely (Secretária-Geral da Comissão da Mulher e da Advogada OAB/MA), Willyara de Sousa Silva (Gerente da Guarda Maria da Penha) e Luana Gomes (Advogada popular; mestranda em Sociologia – UFPI; militante PSOL e Afronte PI).

A campanha Agosto Lilás mobiliza as mulheres e toda a sociedade na luta contra a violência machista, principalmente manifestada na violência doméstica. A iniciativa visa debater com o conjunto da classe trabalhadora a organização em defesa da vida das mulheres, contra as violências, feminicídio e faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha que, em 2022, completou 16 anos.

As três convidadas trataram da importância das mulheres trabalhadoras estarem organizadas e articuladas em seus espaços de maneira coletiva, sobre detalhes e especificidades das legislações em defesa das mulheres e de combate à violência, bem como dados e informações sobre onde as mulheres podem pedir atendimento em casos de violência.

Um desses serviços é a Guarda Maria da Penha que atende pelo número 153. Além disso, foi ressaltada a importância das redes de apoio e de ações que envolvem as mulheres trabalhadoras nas lutas que tratam das perspectivas de gênero, raça e classe. Nesse sentido, foi reforçado o convite para que todas as mulheres integrem o Coletivo de Gênero e Classe e seus setoriais – Setorial de Mulheres; Setorial de Negras e Negros; Setorial LGBTQIA+.