Servidoras(es) do Centro de Diagnóstico Raul Bacelar realizam paralisação de 48 horas iniciando nesta terça-feira (05/09)

Servidoras(es) públicas(os) municipais que trabalham no Centro de Diagnóstico por Exames Raul Bacelar estarão com as atividades paralisadas por 48 horas nos dias 05 e 06. O movimento tem o objetivo de advertir a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) sobre a possibilidade de deflagração de uma greve por tempo indeterminado, caso não avancem as negociações de pautas urgentes das(os) trabalhadoras(es). Hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e órgãos da rede de saúde do município foram informados da paralisação pelo Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM).

A paralisação de 48 horas foi medida aprovada em Assembleia Setorial realizada no dia 1º de setembro. Na terça-feira (05), a partir das 8h, haverá manifestação em frente ao Raul Bacelar e na quarta-feira (06), às 8h, todas(os) estarão na Assembleia Geral das(os) Servidoras(es) Municipais em frente à Câmara Municipal.

A categoria denuncia o acúmulo de condições precárias de trabalho que se agravam com a política de arrocho salarial promovida pela PMT. Nos anos de 2019 e 2023 trabalhadoras(es) de diferentes setores da categoria foram excluídas(os) dos reajustes salariais. Além disso, a Prefeitura não paga a gratificação laboratorial referente ao exercício específico das atividades no laboratório.

As(os) trabalhadoras(es) do Raul Bacelar são responsáveis por atender toda a rede municipal de saúde da capital com profissionais das especialidades de bioquímica, hematologia, imunologia, dentre outros, realizando a coleta de materiais para exames e os encaminhamentos necessários para o atendimento à população.