Projeto cultural Laborarthe reúne artistas do reggae, rap, caricatura e poesia slam na sexta-feira (25/08)

Na sexta-feira, 25 de agosto, acontecerá mais uma edição do projeto cultural Laborarthe. O evento terá início às 19h no espaço em frente à sede do SINDSERM Teresina, na rua Quintino Bocaiúva, 446, centro norte. Como atrações: Alma Roots, Marco Gabriel e DJ15, Pinheiro Jr., Psico Afrodite, Sarapatona e Alícia Nascimento.

Apresentando a poesia Slam, expressão artística que une literatura e performance em narrativas que destacam as vivências de poetas inspirados no movimento Hip Hop, as poetas Psico Afrodite, Sarapatona e Alícia Nascimento dividirão o palco com muita rima e atitude. Sarapatona é transpoetisa, escritora, desenhista e estudante de biologia (UESPI). Alícia é umbandista, mãe pequena da Casa de pai Oxalá e caboclo Tapindaré, graduanda de Comunicação Social pela UFPI, trancista, artista da dança, performer e slammer. Psico Afrodite é uma artista de 23 anos, poeta, professora e produtora cultural.

As caricaturas ao vivo serão com Pinheiro Júnior, professor de desenho e pintura durante 10 anos no antigo curso de desenho Studio Luz. Ele participou de várias edições do Salão de Humor do Piauí. Atualmente realiza trabalho freelancer na produção de caricaturas ao vivo.

O rap terá espaço no palco do Laborarthe com a apresentação de Marco Gabriel. Rapper, MC, ator de cinema, cria do bairro Bom Milagre Monte Castelo. Desde cedo já ouvia e curtia muito rap e, logo adolescente, iniciou nos palcos com o grupo “Bando Negro Cosme” junto com Mano Magrão e Preta Lú. Tem 24 anos, 3 EPs lançados e um álbum intitulado “A lenda viva de Narciso Preto” produzido na Casa do Hip Hop de Teresina pela Quilombo Louco Beats. Recentemente lançou o clipe “Chato” que já soma mais de 52 mil visualizações no Youtube.

Outra atração da noite é o grupo considerado a maior Banda de Reggae da Música Piauiense e uma das maiores do Nordeste, Alma Roots. Eles surgiram em meados de 2014 e o nome “ALMA ROOT’S” Alma: Espírito – Root’s: Raízes tenta trazer uma mensagem Espiritual e Social, uma mensagem das Raízes do Espírito, pregando amor, liberdade, humildade, positividade e consciência social através de suas letras e canções que geram impacto por onde passam. Vencedora de vários festivais no Piauí e fora do estado, a banda também teve o clipe da canção “Hoje eu tô de Boa” exibido nos canais Play Tv e BIS, também foi premiado no Festival de Clipes de Barueri SP como primeira banda nordestina a ser premida concorrendo com artistas como Emicida, Rael e Bayana System.

O projeto cultural Laborarthe do SINDSERM Teresina envolve eventos multiculturais e de Cine Debate. O Laborarthe é realizado desde 2017, através da Coordenação de Integração Sociocultural, com objetivo de proporcionar para servidoras(es) públicas(os) municipais e população em geral diferentes manifestações, expressões culturais e artísticas. O Laborarthe acontece mensalmente e faz parte da agenda cultural da capital piauiense.

Além do evento noturno com música, dança e outras performances artísticas, acontecem também sessões de Cine Debate com filmes que provocam reflexões sobre temáticas sociais. A programação é divulgada nas mídias oficiais do Sindicato. Nestas sessões, organizadas em parcerias com as coordenações do SINDSERM Teresina, o público é convidado à apreciação da sétima arte e a conversar sobre as produções com o intuito de pensar como a arte e a realidade se conectam politicamente.