Mulher trabalhadora: Março Lilás inicia no domingo (07) com live do projeto cultural Laborarthe

O Setorial de Mulheres do Coletivo de Gênero e Classe do SINDSERM Teresina elaborou uma programação para todo o mês dentro do tradicional Março Lilás, conjunto de eventos realizados anualmente em alusão ao 8 de março e ao mês que marca as lutas das mulheres trabalhadoras em todo o mundo. A abertura da programação deste ano será no domingo, com live especial do projeto cultural Laborarthe a partir das 16h com transmissões pelo Facebook e canal no YouTube. As apresentações culturais ficarão a cargo da cantora Monise Borges, da cartunista Lúcia Gonçalves e da poeta slammer Brenda Marques.

Lúcia é artista visual e ilustradora, graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Já participou de exposições artísticas e desenvolveu trabalhos gráficos na UFPI, Casa da Cultura de Teresina, Salão do Livro do Piauí, entre outros. Atualmente desenvolve trabalhos de ilustração e Histórias em Quadrinhos como freelancer.

Militante no Afronte!, Brenda Marques é ativista no feminismo negro, slamer já vencedora na competição slam Afronte!, com 2º lugar, e 1º lugar no slam Nós por Nós.

A cantora e compositora piauiense Monise Borges começou sua carreira aos 10 anos, como integrante da banda de pop rock Agnes, em Picos-PI, posteriormente migrando para a carreira solo e dedicando-se à música popular brasileira e latino-americana. Tem uma discografia focada em suas próprias composições, que cantam o amor, suas dores, suas raízes e sua terra. Já lançou os álbuns “Penso em ti” (2008) e “Amor em Prelúdio” (2013), os EPs “Algo teu” (2018) e “Não vão nos calar” (2021) e o single “Memoriar” (2020). Fez curso livre em Canto Popular no Conservatório Souza Lima, filiado a Berklee, e é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Piauí, além de ter feito intercâmbio na Universidad de Antioquia (Colômbia) e residência de compositores do Programa Internacional Ibermúsicas na Universidad de Costa Rica, sob orientação de Carlos José Castro, detentor do Grammy Latino. Cantora e compositora premiada em vários festivais, Monise transforma em música suas vivências e sua contínua busca por suas raízes ancestrais.

Assim como as demais edições do projeto cultural Laborarthe há um ano, esta também será realizada de forma online. A medida tem por objetivo respeitar os protocolos de segurança, evitar aglomerações, mas sem deixar de estimular as manifestações artísticas e divulgar nomes de trabalhadoras(es) da nossa cultura, como forma de prestar solidariedade ao setor que tem acumulado perdas ao longo dos meses em decorrência da pandemia.