Valores pagos por servidoras(es) municipais em serviços cobertos pelo IPMT devem ser restituídos

A reunião ocorrida nesta quarta-feira (26), no Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT), reuniu gestores do órgão e do IPMT Saúde com membros da direção do SINDSERM para apurar os casos denunciados pela categoria a respeito de exames e procedimentos que não foram atendidos e de usuárias(os) que pagaram pelos serviços.

Relatos da categoria demonstram que os atendimentos já chegaram a ser limitados ou mesmo bloqueados. São procedimentos negados e o contribuinte, que já tem mensalmente o valor do plano descontado no contracheque, necessita pagar para que seja efetivado o serviço de saúde.

Foram discutidas as pautas de reivindicação acerca da saúde municipal. Problemas como o pagamento de consultas médicas, acesso bloqueado aos exames ou algumas modalidades específicas de saúde foram debatidos. Também foi levantada a necessidade de construir um material informativo sobre dúvidas e esclarecimentos dos principais direitos da categoria e funcionamento do plano. Um seminário deverá ser realizado pelo IPMT e SINDSERM sobre o regimento próprio e questões específicas com a data a ser definida em breve.

O SINDSERM apontou a necessidade de pedir a restituição dos valores integrais referentes as(aos) servidoras(es) que pagaram por algum procedimento como consultas de urgência e emergência e exames. Os documentos necessários para restituição por meio do protocolo do IPMT são: recibo, identidade, endereço, contracheques, CPF ou comprovante de pagamento.

O Sindicato também solicitou que os atendimentos continuem normalmente mesmo em períodos de paralisação e férias, sem prejuízos à categoria. As questões de financiamento do IPMT serão acompanhadas por técnicos do órgão e representantes do SINDSERM.

A luta por um IPMT decente continua e a base deve continuar apoiando a direção nas negociações que serão realizadas, oferecendo informações sobre os casos ocorridos e participando ativamente dos espaços convocados e de interesse da categoria.

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de pedido de restituição, entre em contato conosco. Abaixo, confira a tabela com horários de trabalho dos peritos médicos do IPMT.