SINDSERM mantêm unidade com outros sindicatos e negocia com a FMS

Na quarta feira(11), representantes de sindicatos de setores da categoria de servidores(as) municipais, como profissionais de radiologia, assistentes sociais, profissionais da enfermagem, psicólogos(as), farmacêuticos(as) e membros da Direção do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM), estiveram em reunião de negociação com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes (Progressistas).

Dentre os assuntos abordados, o gestor fez alguns compromissos a resolver administrativamente. Solicitou, por exemplo, que o SINDSERM envie relação de servidoras(es) com pendências em mudanças de nível. Sobre a retirada/redução da insalubridade e os descontos ilegais da Greve Geral no Serviço Público Municipal, Sílvio Mendes firmou pela devolução imediata dos descontos relativos aos dias de greve e que a retirada da insalubridade deverá ser questionada por via administrativa junto à Comissão de Medicina do trabalho da FMS.

O SINDSERM irá solicitar administrativamente a reimplantação do adicional de insalubridade à FMS, mas já entrou com mandado de segurança e fez uma provocação à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para que atestem os locais insalubres para confrontar os laudos da Comissão da FMS. Além disso, acionará também a Justiça do Trabalho para a devolução do adicional.

Foram reclamadas as péssimas condições de trabalho e reivindicado que a Prefeitura regulamente a profissão de Condutor de Ambulância e apresente planos de cargos, carreiras e salários para farmacêuticos(as) e psicólogos(as). No SAMU, o compromisso de aquisição de dez novas ambulâncias, assumido pelo gestor ao final da greve dirigida pelo SINDSERM em 2017, ainda não foi cumprido. Sílvio anunciou o andamento na compra de seis novos veículos em 2018.

A unidade entre as entidades sindicais representa um avanço histórico na luta pela saúde pública da capital. O SINDSERM, o Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares de Radiologia (SINTTEAR), Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Piauí (SINDASPI), Sindicato dos Farmacêuticos do Piauí (SINFARPI) e Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI) estiveram na reunião e o Sindicato dos Médicos (SIMEPI) reuniu no dia anterior. As entidades marcaram encontro para terça-feira (17/07), às 19h, no SINDSERM, para avaliação e encaminhamentos para potencializar a ação conjunta.