Edição especial do projeto cultural Laborarthe em homenagem às mulheres trabalhadoras acontece nesta sexta-feira (31)

Nesta sexta-feira, 31 de março, o projeto cultural Laborarthe realiza sua primeira edição sob coordenação da gestão do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) “Só a Luta Muda a Vida”. Em homenagem às mulheres trabalhadoras, esta edição é parte da programação do Março Lilás, conjunto de eventos organizados pelo Setorial de Mulheres do Coletivo de Gênero e Classe.

Uma das apresentações musicais é das Fulô do Sertão. O trio de forró é formado por Écore Nascimento, na sanfona, Adnayane Marins, no triângulo e Tauana Queiroz, na zabumba. Atuando há 9 anos no cenário musical é nas canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês, dentre outras influências nordestinas, que as integrantes encontraram inspiração para subir ao palco. Em sua nova fase, o grupo tem como marcas a sonoridade e a apresentação ao público de músicas autorais que reforçam a representatividade das piauienses enquanto compositoras de forró que contam e cantam suas histórias.

Outra atração musical da noite é Mayra Keylânia. Teresinense, canta desde os 10 anos de idade quando iniciou na Igreja Católica. Seu amor pela música a acompanha e em 2022 ela começou o projeto musical que lhe deu título de segundo lugar no Festival Canta Timon.

A pintura de rosto é por conta da professora da categoria de servidoras(es) municipais, Layze Pessoa que coloca cores e brilhos no rosto dos participantes da noite. Ela realiza pintura artística de rosto, participando de eventos para o público geral e, principalmente, infantil em Teresina. Seu trabalho pode ser visto por meio das redes sociais no endereço @paletamagicathe.

O Laborarthe também tem espaço para as artes visuais feitas por artistas reconhecidos em todo o país com caricaturas, charges e cartuns. Dessa vez, o projeto recebe Lucia Gonçalves. Artista visual e ilustradora, Lucia é estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Já participou de exposições artísticas e desenvolveu trabalhos gráficos na UFPI, Casa da Cultura de Teresina, Salão do Livro do Piauí, entre outros. Atualmente desenvolve trabalhos de ilustração e Histórias em Quadrinhos como freelancer.

O projeto cultural Laborarthe incentiva a integração da arte e cultura entre servidoras(es) municipais e a comunidade em geral. Os eventos reúnem manifestações artísticas nas áreas de música, teatro, dança, literatura, dentre outras. O espaço também é reservado para despertar debates sobre as principais lutas das(os) trabalhadoras(es) através da arte. A Coordenação de Integração Sociocultural é responsável pela realização.