Audiência Pública conta com denúncias da categoria da educação sobre ausência de profissionais de apoio na rede municipal

O Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) participou nesta terça-feira (16/05) de Audiência Pública convocada para debater a falta de oferta de profissionais de apoio escolar. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Teresina e tratou das denúncias de descaso, do desrespeito ao Estatuto da Pessoa com Deficiência e a precarização a qual estão expostos profissionais da educação e a população na prestação do serviço público de educação nas unidades de ensino da capital.

Foram apresentados diversos casos e a indignação diante da difícil realidade. A gestão municipal não esteve presente e somente dois vereadores participaram (Enzo Samuel e Ismael Silva), e um terceiro chegou ao final (Aluísio Sampaio). Entidades de ativistas em defesa das causas das Pessoas Com Deficiência (PCDs) participaram da audiência.

Representando a Diretoria Colegiada do SINDSERM Teresina, Diana Aquino fez um resgate das denúncias feitas pelo Sindicato junto ao Ministério Público e a exigência por profissionais para auxílio nas turmas de educação infantil que foram retiradas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).

As professoras Shueling Amaral (E.M Delmira Coelho Machado) e Thaise Araújo (CMEI Jesus Diocesano) também denunciaram a situação das escolas e das consequências da ausência dos profissionais de apoio na rede municipal. Os riscos atingem professoras(es) e estudantes.

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo e pode ser conferida no YouTube da Câmara Municipal e link de acesso nas redes sociais do SINDSERM Teresina. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=FSSjlvSQ3U8