Solidariedade de Classe: Ocupação Beira Rio

Nesta quarta-feira, 26 de abril, o SINDSERM Teresina participou de ato em solidariedade de classe ao movimento da Ocupação Beira Rio, na zona sul de Teresina. Desde a terça-feira, 25 de abril, a comunidade da Ocupação Beira Rio resistia à brutal violência policial empreendida contra os populares por meio da ação de desocupação coordenada pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Sul) da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT). A comunidade decidiu, então, pela realização de um ato em frente ao órgão nesta quarta-feira (26/04) para tentar negociações sobre o caso. Diante da violência policial que continuou e pela presença da Polícia Militar, chamada para conter a manifestação, uma das lideranças foi detida, a companheira Thais Cristina. Ela foi encaminhada à Central de Flagrantes.

A liderança comunitária Thais Cristina foi abordada de maneira violenta, como mostram imagens divulgadas em redes sociais de outras lideranças e veículos de comunicação popular. Tão logo tomaram conhecimento, o SINDSERM Teresina e entidades do Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas se direcionaram ao local para prestar solidariedade e auxiliar, por meio de assessoria jurídica, no processo de liberação de Thais que foi possível após o pagamento de fiança.

A luta da comunidade da Ocupação Beira Rio segue firme e a população mobilizada em busca do atendimento das reivindicações que envolvem o cadastramento das famílias, acompanhamento de assistência social, serviços públicos básicos e sanitários, discussão e apresentação de projeto habitacional para o local, investigação sobre a atuação dos órgãos e agentes públicos durante a ação de despejo e todo o desenrolar da questão, além de outras providências urgentes no sentido de promover o direito à habitação.

Prestamos nossa solidariedade de classe e exigimos, do prefeito José Pessoa e de todos os órgãos da PMT, uma negociação urgente com a comunidade. Também é encaminhamento das organizações do movimento popular, de juventudes, movimento sindical e entidades que compõem o Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas, a denúncia do caso no 1º de maio, juntamente com a exigência da revogação das reformas trabalhista e da previdência pelo governo Lula. A programação para a data em Teresina, na qual é celebrado o Dia Internacional dos Trabalhadores, é o 1º de maio classista, na segunda-feira, no bairro Parque Piauí, a partir das 8 horas, na Praça da Integração.