Projeto cultural Laborarthe reúne rock, rap, poesia e caricaturas ao vivo na edição desta sexta-feira (28/07)

A edição de julho do projeto cultural Laborarthe acontece nessa sexta-feira (28). O evento terá início às 19h no espaço em frente à sede do SINDSERM Teresina, na rua Quintino Bocaiúva, 446, centro norte.

A noite abrirá com a banda Serial Lover. O grupo tem como influência grandes artistas da música mundial que vão de Elvis Presley a Raimundo Soldado, dando o caráter bem eclético da banda junto à sonoridade do rock. A Serial Lover (World Music, Teresina – PI) começou suas atividades em 2014. Queen, Guns N’ Roses, Bom Jovi, Raça Negra, Sidney Magal, música latina, tudo como parte do repertório. A banda é formada por músicos experientes: Renato Lee (Vocais), Eduardo Oliveira (Bateria), Samuel Torres (guitarra) e Duff (baixo), todos músicos de longa data presentes em inúmeras bandas do cenário piauiense.

Ainda na música, Elvis e os Matriculados farão o seu show. Elvis Torres Filho é maranhense. Desde criança gostou de música e toca desde os 14 anos. Sua primeira banda foi Os pés de Cobra, mas em 2011 formou a Elvis e os Matriculados, com formação de estilo acústica com componentes que tocam repertório variado.

Para homenagear as mulheres latino-americanas e caribenhas, o Laborarthe receberá a rapper Preta Kah. Ela começou a fazer rap aos 17 anos em 2013, trazendo sempre histórias de vivências na comunidade, contando o que mulheres, homens e crianças viviam ali. Durante esses anos equilibrou a maternidade com a vida artística, produzindo eventos e fazendo shows dentro das periferias de Teresina. Já participou de eventos como o beleza negra da Santa Maria, underground, e muitos outros. Seu último show foi no Piauí pop 2023.

O Laborarthe também abre espaço para a poesia. Teremos João Henrique Vieira. Ele é produtor cultural, escritor e jornalista. Natural de Teresina, publicou textos em revistas como Academia Onírica, Mallarmargens, Revista Garupa, jornal O Relevo e outros. É idealizador e coordenador do projeto Tensão, Tesão & Criação, que reúne artistas e produtores culturais em ações culturais na área da literatura e música, do Sarau Palavra Em Torto Canto, co-realizador do Sarau Piranhão. Ex-presidente do Conselho de Política Cultural de Teresina, representante do setorial de Literatura. Já participou de projetos como Arte da Palavra, Festival Arte da Palavra e Nordeste da Arte (pelo Sesc).

Outra poeta a se apresentar será Fernanda Paz. Teresinense, escritora, artista visual e professora com pós-graduação em Educação Infantil. Atuou em curtas-metragens e montagens teatrais. Produtora na empresa FragmentadoLab. Tem as publicações: O Buraco e Outras Histórias (Editora Multifoco), Antologia Transcultural de Poesia Feminina (Org. Marleide Lins), Blasfêmeas: Elas Entre Poemas e Prosas (Org. Francisco Carlos Pontes), Olhos de vidro (Editora Quimera), Caçuá ( coletanea de contos piauienses org. Cineas Santos e Adriano Lobão) Bloco de notas (Editora Área de Criação), além de participações nas revistas: Subersa, Diversos Afins, Acrobata e Revestrés.

Lais Romero completa o trio de poetas da noite. Ela também é teresinense. É mãe do Júlio e do Luís, mestra em letras pela UESPI, revisora e editora. O livro de poemas Mátria (Paraquedas, 2023) é sua primeira publicação solo.

Fazendo caricaturas ao vivo estará Joaquim Monteiro. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem pós-graduação em História da Arte e da Arquitetura. Participou do corpo de jurados do Salão de Humor da MedPlan em 2019. Jurado do Piauí Cartoon em 2019 e já participou de diversos salões de humor, exposições coletivas no Piauí e outros estados. Publicou os livros de cartum “Dê Gaitadas a Folote com o Piauiês” (2011) e “Dê Gaitadas a Folote com o Piauiês II – A Peleja” (2015). É membro da Diretoria Colegiada do SINDSERM Teresina. Professor nas redes municipal e estadual de ensino.

O projeto cultural Laborarthe do SINDSERM Teresina envolve eventos multiculturais e de Cine Debate. O Laborarthe é realizado desde 2017, através da Coordenação de Integração Sociocultural, com objetivo de proporcionar para servidoras(es) públicas(os) municipais e população em geral diferentes manifestações, expressões culturais e artísticas. O Laborarthe acontece mensalmente e faz parte da agenda cultural da capital piauiense.

Além do evento noturno com música, dança e outras performances artísticas, acontecem também sessões de Cine Debate com filmes que provocam reflexões sobre temáticas sociais. A programação é divulgada nas mídias oficiais do Sindicato. Nestas sessões, organizadas em parcerias com as coordenações do SINDSERM Teresina, o público é convidado à apreciação da sétima arte e a conversar sobre as produções com o intuito de pensar como a arte e a realidade se conectam politicamente.