Laborarthe conta com o Movimento Alternativo Miseravão e banda Poética Planetária Subtropicalista no domingo (17/10)

A Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer do Sindicato das(os) Servidoras(es) Públicas(os) Municipais de Teresina (SINDSERM) conta com mais uma edição do projeto cultural Laborarthe neste domingo, 17 de outubro, a partir das 16. A live será em formato de transmissão ao vivo na página no Facebook e canal do Youtube da entidade sindical.

O projeto foi inserido na programação da Mostra de Cultura Alternativa de Teresina. A edição terá como atração o Movimento Alternativo Miseravão que surgiu no ano de 2010 quando os músicos irmãos Adriano Meneses, André Ângelo e a Amara Meneses se juntaram com o poeta e cientista social Raphael Gerardo para construir um movimento de música autoral e de contestação da forma como a música, enquanto arte, vem sendo tratada como objeto do mercado da indústria cultural na sociedade contemporânea.

O Miseravão tem se destacado do Piauí para o Brasil por ser um movimento de vanguarda na construção de uma identidade autoral e musical da arte piauiense, fazendo parcerias com outros segmentos artísticos como espetáculo teatral “Diálogo dos Bichos” onde o movimento participou executando a trilha sonora. O cinema também é outro segmento artístico que o movimento Miseravão atua através da construção de clipes musicais sempre autorais visando divulgar seu trabalho através da estética da imagem e do som no conjunto da obra do cinema como podemos perceber nos clipes “Bossa B” e “Parasita Parasitário”.

Outra atração será a Poética Planetária Subtropicalista. Uma banda compreendida como um movimento multicultural, composta por diversos artistas, dentro e fora do palco e atualmente apresenta como base, o DUO, Alexandre Rota e Felipe Neves, com possibilidade de outras participações. Foi criada em meados de 2014 quando o vocalista e compositor da banda, Alexandre Rota, compõe músicas para homenagear seus amigos.

As composições são reconhecidas por serem artesanatos sonoros, construídas “artesanalmente” com fragmentos da vida cotidiana de Porto Alegre e das cidades percorridas pelo grupo em turnê e trazem uma sonoridade urbana em meio a uma linguagem poética, utilizando-se de referências da música popular brasileira, do rock, do baião, dos ritmos latinos e outros.

As composições, além de valorizar a amizade, a sua diversidade e os momentos de alegria e de diversão, valorizam, também a natureza na sua mais rica diversidade. Como composição dos shows e acreditando ser uma forma de estímulo à leitura, a banda traz intervenções poéticas.

O projeto cultural Laborarthe, preferencialmente, acontecia nas primeiras sextas-feiras de cada mês, mas por conta da pandemia por COVID-19 passou a ser realizado através de lives respeitando os protocolos sanitários. O evento virtual é um espaço dedicado as(os) servidoras(es) para debater assuntos acerca da categoria e do funcionalismo municipal de Teresina. Além disso, evidencia diversas expressões e manifestações de arte locais e regionais.